quarta-feira, 1 de abril de 2015

Liderança



Em várias das consultorias que já fiz, um dos pontos que mais tenho encontrado como deficiência é justamente esse item de liderança. E não é difícil entender isso porque normalmente o trabalho com estética, e em especial com depilação, começa pequeno. Raramente se inicia com um grande instituto de depilação, evidente que isso não se aplica às grandes redes de depilação. Porém, na maioria dos casos começa-se pequeno e bem rapidamente o negócio cresce.

Vê-se então a necessidade de contratar mais pessoas para trabalhar, ampliar o espaço, e na maioria da vezes, até mudar para um espaço maior. Evidentemente que a clientela também aumenta e de atropelo em atropelo vai se levando o dia a dia, na correria e na busca de atender com eficiência e presteza. E aquela pessoa que trabalhava sozinha, ou no máximo com uma ou duas pessoas mais, de repente se vê tendo que liderar e monitorar um grupo de funcionários, mais fornecedores, mais propagandistas, mais clientes, etc.

E é quando surgem os problemas porque liderar uma equipe não é algo fácil, porque os seres humanos são difíceis de tratar, mas a liderança é o ponto chave para o crescimento e prosperidade do negócio.

Tenho trabalhado esse item com as proprietárias dos institutos e salões que presto consultoria de maneira bastante enfática, pois é justamente essa parte que, depois de ajustada, trará automaticamente solução para a maioria das outras deficiências.

Por essa razão resolvi criar uma apostila abordando tão somente os aspectos de um líder, o que caracteriza um líder, qual deve ser sua postura, quais devem ser as atitudes de um líder de sucesso, metas, objetivos e resultados.

Espero que possa ajudar a todas nesse item que é fator primordial em qualquer empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário