terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como evitar o fiado?



Esse assunto parece delicado, mas não é, desde que seja tratado como deve ser. Normalmente a profissional que faz o fiado e não consegue receber depois sente-se constrangida em cobrar o devedor, o que não deveria acontecer, quem deveria ficar constrangido é quem deve e não paga.

Há certos serviços que não se deveria nem pensar em pedir fiado, especialmente aqueles que trata da beleza, cabelos, unhas, depilação, etc. Eu tenho para comigo que fiado só no mercado ou na farmácia, afinal mercado é necessidade básica e farmácia, algumas vezes necessidade urgente.

Quem deve e não paga o que deve, principalmente na área de beleza não merece qualquer tipo de consideração e não devemos deixar de cobrar, com educação, evidentemente, porém sem muitos risos ou agrados, afinal como considerar quem não tem consideração com você e com seu trabalho.

Eu recomendo que não se faça depilação fiado de jeito nenhum, e isso deve ser feito desde o principio, afinal esse é um serviço de luxo, pelo menos eu o considero assim. Exige uma profissional capacitada, um lugar apropriado com toda assepsia e cuidados, salas confortáveis, mesmo que seja uma sala na sua casa, ela deve ter o minimo necessário para atender sua cliente e tudo com muito capricho e assepsia, é ou não é? 

Ademais você fez um curso, se não se sentiu segura, fez outro, buscou aprender, conhecer produtos de primeira linha, treinou, em fim investiu tempo e dinheiro para prestar um serviço de qualidade, e o minimo que se espera é receber pelo seu serviço. Eu considero a maior das faltas de consideração e me desculpe o termo, um descaramento pedir fiado um serviço de beleza.

Por isso meninas, não se sintam constrangidas em cobrar quem lhe deve uma, duas, telefone, insista, o máximo que pode acontecer é você perder o dinheiro e a cliente, pelo dinheiro você pode ficar triste, mas pela cliente dê Graças a Deus que não volte mais.

Acho também muito interessante a aquisição das maquininhas de cartão, a mensalidade que se paga é baixa e vale a pena para não correr riscos e constrangimentos. Se você já tem o hábito de deixar fiado e agora quer retroceder, a maquina é excelente opção. Para as clientes que costumavam fazer fiado um cartãozinho delicado informando as novas normas é bem vindo. A plaquinha no local também pode ser uma opção.

Tenho recebido muitos e-mails e também no Facebook no grupo Ramo da Beleza várias profissionais já pediram conselhos sobre esse assunto, por isso aqui vai meu posicionamento. Nestes meus 30 anos de profissão, foi algo que aprendi assim que comecei e coloquei em prática sempre! Beijos a todas e ... fiado nunca mais rsrsrsrsrs




Um comentário:

  1. Parabéns, Lena. matéria maravilhosa. Eu também não concordo com fiado, a gente trabalha, investe em materiais, cursos e depois vem a cliente e pede fiado? É demais. Tenho minha maquininha da Cielo no meu celular, é ótimo ninguém fica sem pagar. Graças a Deus inventaram a maquininha. Grande abraço

    ResponderExcluir