terça-feira, 25 de junho de 2013

Depilação e Medicamentos



Hoje vou abordar um assunto bastante delicado na área de depilação, mas que é motivo de muitos e-mails que recebo. Inclusive tratamos esse assunto há alguns dias atrás na minha postagem Pelo Encravado onde uma seguidora através do comentário do blog pede orientação sobre uma cliente. Leia lá nos comentários.

Não me perguntem porque, pois cientificamente, clinicamente,  eu não saberia responder, mas minha experiência de 30 anos de profissão já me mostrou que depilação e alguns medicamentos não combinam. Esta é mais uma das razões que se deve utilizar a tão esquecida Ficha de Anamnese com todas as clientes, porque ao preencher a ficha você já coloca a cliente a par de algumas informações tipo:

1 - se por acaso algum dia começar a fazer algum tratamento à base de ácido não poderá depilar.
2 - se começar a tomar algum medicamento forte como calmante ou anti-depressivo também não convém depilar.
3 - se tiver com alguma alergia não será depilada a parte que estiver com alergia.
4 - em cima de assaduras também não será feita depilação, etc

Quando você está preenchendo a ficha de anamnese de suas cliente surgem esses assuntos, algumas perguntas por parte delas e isso fará com que mesmo num futuro distante elas se lembrem de suas orientações, e se não se lembrarem a sua responsabilidade estará isenta pois você fez sua parte.

Os calmantes e anti-depressivos normalmente trazem uma reação na pele quando se depila. Algumas imediatamente reagem como se tivesse um processo alérgico, outras depois de alguns dias surgem manchas, outras coçam, etc., variando de pessoa para pessoa.

Portanto é altamente recomendável que pessoas que tomam calmantes e principalmente anti-depressivos não se utilizem da depilação. Às vezes a cliente já se depila há muito tempo, está acostumada e de repente nota uma reação na pele, pode ter certeza que passou a usar algum tipo de medicamento dessa espécie e na maioria das vezes as pessoas não gostam de comentar que estão tomando esses remédios quando começam a se utilizar deles, então por isso que é importante que elas tenham sido avisadas antes e você esteja atenta à primeira reação que tiver logo na primeira puxada da cera.

Quando acontecer uma reação na pele de alguma cliente que já estava acostumada a se depilar "com você" e nunca acontecera antes, pode ter certeza que ela começou usar algum medicamento,  que não usava antes. E é evidente que você deve dizer isso delicadamente, sem mencionar o tipo de mendicamento, fale de um modo geral, mas que ela se conscientize do fato.

Hoje em dia, infelizmente, há um número muito grande de pessoas com depressão, com problemas de stress e fazendo uso de algum tipo de calmante, às vezes aparentemente nem imaginaríamos que aquela pessoa está tomando esses remédios, mas estão e cabe a você, profissional ficar atenta.

Sempre mantive todas minhas clientes muito bem informadas a respeito de minha profissão, principalmente conversando durante a depilação, contando sobre algum caso, algumas experiências, lógico, sem nunca mencionar nomes, mas a intenção era sempre passar sutilmente algumas informações.

Este é um assunto bastante delicado e pessoal, e é assim que você deve tratar em relação a sua clientela. Bem esta aí mais um assunto importante para minhas amigas e alunas de profissão.

Imagem retirada de http://kabanamaster.com/chatos-em-vias-de-extincao-por-causa-do-estilo-da-depilacao-brasileira/ aliás uma matéria bem interessante, faça uma visita!


Mensagem do dia
Ninguém te ama como eu



5 comentários:

  1. Boa matéria, Lena. Já aconteceu comigo da minha cliente usar medicamento, não falar e a pele aparecer avermelhada logo após da depilação. Sempre uso minha ficha de anamnese.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Mágda, eu relutei em fazer essa postagem, mas ela é necessária, pq muitas pessoas me escrevem com esse problema e perguntando o que eu acho que poderia ser.
      É isso mesmo use sempre a ficha de anamnese. Bjsssssssss

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu tentei responder seu e-mail ontem, mas não conseguia, ele voltava. Hoje já lhe mandei um e-mail e se não voltar lhe envio outro com as informações sobre a cera ok?
      Estarei excluindo seu comentário, pois o mesmo tem seu endereço de e-mail e quando é assim eu não publico para preservar a privacidade de vocês. Ok. Bjsssss

      Excluir
  3. Muito boa a matéria! Como sempre você só nos agracia com conhecimentos valiosos.

    ResponderExcluir