sábado, 13 de abril de 2013

Montando seu Instituto de Depilação


Hoje vamos falar o que é preciso para você montar seu Instituto de Depilação. A estrutura necessária, profissionais capacitados, divulgação e serviço de primeira qualidade.


Vamos começar pela estrutura necessária. 

A área destinada ao Instituto de Depilação vai variar de acordo com a quantidade de profissionais que serão contratados e o número de clientes que se pretende atender diariamente.

A estrutura básica deve contar com um conjunto de 
ambientes delimitados e preparados para o atendimento, distribuídos da seguinte forma:

Recepção – Deve ter um balcão de atendimento com equipamentos de informática que possibilitem o cadastramento dos clientes e o controle dos serviços realizados. Pode contar com o serviço de CAIXA no mesmo local. Deve ter telefone para atendimento e contatos diversos.

Sala de espera – Deve oferecer comodidade aos clientes e preferencialmente, dispor de água, cafezinho, revistas atualizadas, 
jornais, televisão e musica ambiente.

Salas de atendimento – Devem ter tamanho suficiente para acomodar os móveis e equipamentos necessários para o serviço. Pode-se utilizar biombos para dividir espaços maiores e criar áreas privativas para o atendimento individual, dando privacidade e conforto aos clientes. A iluminação do ambiente deve ser serena e agradável, proporcionando tranqüilidade tanto aos clientes quanto aos empregados. Da mesma forma, a cor das paredes e do piso deve ser discreta. O ambiente deve ser arejado e a temperatura agradável, se necessário, instalar aparelhos condicionadores de ar.

Para conhecer equipamentos para preparo da cera visite minha postagem Panela térmica de depilação

Banheiros – Devem estar próximos das áreas de atendimento e serem suficientes para o fluxo de pessoas que frequentam o Instituto.

Estacionamento - É muito importante que haja espaço para estacionamento, ou convênio com estacionamentos próximos, o que traz um conforto a mais a clientela e um diferencial favorável; e dependendo do fluxo de cliente é aconselhável também um manobrista.

Dos profissionais que atuam em um Instituto de depilação espera-se
-Competência profissional – serviço de qualidade; 
-Ética profissional; 
-Interesse e compromisso pelo bem estar do cliente; 
-Tratamento igual para todos – ausência total de preconceitos; 
-Discrição, companheirismo com os demais colegas e compromisso com os horários estabelecidos. 

Local - Bairros populosos e proximidades de condomínios, são locais bastante adequados para a instalação de um Instituto de Depilação.
O ponto deve satisfazer às normas legais (zoneamento, alvará etc.) e às necessidades da imagem do instituto, ou seja, ter coerência com seus clientes e serviços.


Para você montar seu Instituto de Depilação, o primeiro passo é saber para quem é que este empreendimento será montado e quais os produtos e serviços irá oferecer.


Exemplo: De nada adianta fazer um instituto luxuoso, com internet, jardim de inverno em um local onde há uma grande concentração de mulheres executivas, pois estas dão mais valor ao tempo que ao relaxamento. Há institutos com rentabilidades fantásticas trabalhando sem hora marcada com uma enorme rotatividade, onde a cliente chega e tem sempre uma profissional a disposição para atendimento imediato.

Visibilidade: dê importância à fachada, pois os clientes devem conseguir identificar seu instituto.

Fluxo de Público: quanto maior o fluxo de pessoas em frente ao estabelecimento, maiores as chances de fluxo também em seu instituto.

Aluguel: o aluguel não deverá nunca ultrapassar os 20% do faturamento bruto, e mesmo assim já é um percentual muito alto. O ideal é projetar para  5% a 7%.

Equipe de Trabalho: É a mais difícil e importante tarefa na montagem de qualquer empresa de serviços. E em um instituto de depilação não é diferente. É primordial a qualificação dos profissionais que estarão atendendo no seu Instituto de Depilação, dando-lhes um treinamento personalizado, para formar um padrão de atendimento e desempenho profissional de alto nível.

Os Institutos de Depilação são fiscalizados pelas secretarias municipais de saúde, que em geral são bastante rigorosas.  Os alvos principais das vigilâncias giram em torno da esterilização de utensílios e instrumentos, higiene, limpeza e adequação do ambiente físico, correta utilização de cera para depilação, uso de materiais descartáveis, etc.

DIVULGAÇÃO

Poderão ser usados todos os canais de propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de investimento. Poderá utilizar-se de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas (próximos ao Instituto), ou no bairro onde está localizado.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de bairro, jornais de grande circulação, rádio, 
revistas, outdoor e internet.

O Instituto de depilação deverá ter seu site na internet e utilizá-lo para divulgação de seus serviços. Deve participar também das redes sociais.

Outros recursos poderão ser utilizados e se for possível, um profissional de marketing e comunicação poderá 
ser contratado para desenvolver campanha específica.

Poderá ser feito também parcerias empresariais com lojas de artigos co-relatos, como cosméticos, lingerie, moda praia, semi jóias, etc para agradar a clientela e formar uma rede de divulgação e promoções.

Diversificação / Agregação de valor/Venda de produtos

Verificar todas as possibilidades de agregar serviços que tenham boa procura pela clientela e que estejam relacionados ao seu negócio. É recomendável pesquisar na internet para conhecer novos serviços e tendências do setor.

Agregar valor significa ampliar a satisfação do cliente. Na área de depilação pode-se ter cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal. Por tratar-se de um setor que lida com a beleza corporal pode-se agregar também produtos alimentícios específicos para uma alimentação saudável e dietética, por exemplo.

É importante o instituto contar com um cantinho de venda de produtos, e deve-se sempre incentivar a venda desses itens pela equipe de profissionais. No Brasil, um instituto bem equilibrado deveria ter como meta que 10% de seu faturamento seja fruto da venda de produtos.

Bem, espero ter dado uma ideia dos primeiros passos para montar seu Instituto de Depilação e bem rápido formar sua rede de Institutos, o que não é nada difícil desde que o serviço seja de alta qualidade, as instalações confortáveis, ceras exclusivas de fabricação própria ou por meio de laboratórios terceirizado, respeitar as normas de higiene impostas pela ANVISA Vigilância Sanitária, atendimento diferenciado desde o estacionamento até a cozinha, constante profissionalização e melhoria da qualidade, tanto dos serviços prestados, quanto do atendimento pessoal à clientela.

Muito sucesso, prosperidade, crescimento e reconhecimento é o que desejo a todas vocês.


Baseado nos sites


MENSAGEM - LIBERDADE

Viver livre é o sonho de toda pessoa, desde criança. Quando crescem a liberdade deixa de ser tema para se tornar alvo.

Veja a mensagem completa em




  




14 comentários:

  1. Olá, tenho 21 anos e estou montado o meu no interior do estado do rio. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu quem agradeço seu comentário, continue acompanhando o blog e seja minha seguidora, pois logo, logo estarei realizando um sorteio com minhas seguidoras do blog e do YouTube. Bjssssssssss

      Excluir
  2. Lena, parabéns pelo novo blog. Está incrível, dicas maravilhosas. A cera de fabricação própria poderei trabalhar em salão? Já trabalho com a cera marroquina, como já te falei, mas gostaria de tirar essa dúvida. Muitas depiladoras trabalham com a cera de fabricação própria, me tire essa dúvida. Grande abraço, continue com suas postagens, está ajudando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mágda obg, vindo de vc me sinto lisonjeada rs Sim, vc pode trabalhar com essa cera no salão, só terá que ter a aprovação da Vigilância Sanitária daí, da mesma forma que tem que ter essa aprovação com relação ao local de trabalho.Com essa aprovação vc pode até vender a cera.OK?
      Bjssssssssss

      Excluir
  3. Olá Marilena, bom dia, parabéns pelo seu trabalho! Estou abrindo uma clinica de depilação , manicure e pedicure. Tenho 21 anos , experiencia com empresas porém não na área de beleza. Estou montando num espaço de 22 m ²,num pequeno complexo de lojas muito bem frequentado, ao lado tem um pequemo salão par corte e escola, uma farmácia, uma loja de cosméticos e uma loja de bijuterias.Gostaria de saber como eu faria a primeira divulgação, pois pensei em panfletagem e a principio por em site de compras coletivas e parceria com academias. Tem mais alguma coisa que eu poderia fazer para atrair clientes?
    Um grande abraço.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá em primeiro lugar parabéns por esse novo investimento, desejo muito sucesso com as bençãos do Senhor Jesus. Acredito que você está fazendo tudo certinho, e eu acho que panfletos oferecendo alguma promoção de inauguração seria o ideal, e todo e qualquer meio de divulgação que você puder fará muito bem. Bjssssssssss

      Excluir
  4. Boa Tarde. Adorei seu blog. Estou pensando em abrir um instituto em minha cidade, mas não possuo muita experiência na área. Qual seria a melhor forma de remuneração das depiladoras? (Comissão, fixo ou misto). Desde já agradeço sua atenção. E continue sempre com esse brilho, que ilumina muito as pessoas. Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obg por suas palavras referente ao blog e a mim rsrs Eu acredito que se você está começando o negócio será mais interessante trabalhar por comissão, difícil é a profissional aceitar pq ela sabe que a clientela ainda é pequena. Você terá que avaliar suas possibilidades e as possibilidades de crescimento do instituto. Bjssssssssss

      Excluir
  5. Lena, boa noite! Fala mais sobre cera de fabricação própria. Pois se falam tanto que não pode trabalhar com cera caseira.Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mágda está na minha lista de postagens esse assunto, pois sei que é do interesse de muitas depiladoras. Deixa dar um tempinho e sento com calma para escrever. Bjssssssss

      Excluir
  6. oi, sou novata aqui , fiz curso de depilação,desagner sobrancelha,vou começar a trabalhar ,mais esse método cera espanhol eu gostei, é igual as outras ceras pode me falar mais dela e como fçao p obter e trabalhar c ela . DEUS te abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, peço por gentileza entrar em contato através do e-mail maos.ativas2@gmail.com
      Bjsssssssssssss

      Excluir
  7. Marilena , sensacional você dividir sua experiência profissional conosco. Vislumbro montar um centro de estética na cidade de Caldas Novas Goiás e estou otimista pela falta de estrutura que tem na cidade , não existe serviço com qualidade e bem feitinho como no sudeste . Então para quem é leigo, é fundamental pesquisar bastante para começar com prosperidade e da maneira correta . Muito obrigada pelas preciosas dicas , gostaria de saber sobre a cera negra usando o método espanhol . Já utilizei muitas vezes como cliente e gostaria que meus profissionais aplicassem nos meus clientes . Abraços , Fernanda Fênix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, com certeza seu instituto será um sucesso, vejo vc focada e desejando fazer o melhor, essa receita é infalível. Quanto a Cera Negra se vc já usou então conhece a maravilha que é não preciso lhe falar mais nada. Peço que escreva no nosso e-mail maos.ativas2@gmail.com e lhe será enviado e-mail com todas as informações. Ok? Bjssssssss

      Excluir