quarta-feira, 21 de março de 2012

PRIMEIROS PASSOS DO CURSO BÁSICO DE DEPILAÇÃO

Depilação com cera de mel, utilizando-se o método espanhol é a mais usada nas maiores redes de Institutos de Depilação das grandes capitais.

Como tenho dito no decorrer de cada postagem, Depilação é assunto sério, seja qual for o método escolhido. Devo confessar também, que nas minhas pesquisas sobre o assunto, com a finalidade de enriquecer as postagens deste blog, tenho me deparado com abordagens e videos que me deixam de "queixo caído", como diz antigo ditado popular. Claro, que nesses meus quase 30 anos de profissão eu aprendi muitas coisas que só a prática do dia a dia vai nos ensinando. Por essas e outras, eu achei por bem dividir meu curso de Depilação em 03 módulos de 2 meses cada, onde é abordado tudo que se refere a depilação feminina. 
E agora passarei a postar o passo a passo do curso de Depilação Profissional por mim ministrado e que já formou várias jovens nesta profissão.

O curso é dividido em Básico, Intermediário e Avançado. Vamos começar juntos pelo Curso Básico até chegarmos ao Avançado. Estarei também postando alguns videos que estamos gravando durante a aula com esta nova turma de alunas e pretendo postar para que voces que estão longe, possam acompanhar tudo bem de perto e aprender junto. Ok?

Bem, como voces devem ter notado nessa foto acima, há três imagens que identificam meu trabalho, minha foto, é claro; a imagem a esquerda identifica o trabalho de depilação e a imagem a direita que é nosso logotipo, uma mão envolvendo suavemente uma rosa. Esse logotipo é a expressão exata do que vejo na profissão de Depiladora: nossas mãos trabalhando suavemente a pele de cada cliente.

Tenho por hábito ensinar minhas alunas a abençoarem as suas mãos, para que elas sejam instrumento suave neste trabalho que muitos ainda consideram demasiadamente dolorido e até traumático, mas já estamos acabando com essa fama de bicho papão da depilação.

Os novos produtos que já existem no mercado, contendo inclusive anestésicos, aparelhos de ultima geração, no caso de depilação definitiva e a formação profissional que vem sendo ampliada dia após dia. têm atualmente, tornado a depilação um processo bem mais light. E aqui me permitam um parentese, vou contar algo do qual muito me orgulho, é a frase que mais ouço a meu respeito: "Nossa! ela tem uma mão para depilar que não tem igual". Amém!

Desde o primeiro dia de aula eu já ensino o poder que está em nossas mãos nesse trabalho e na primeira página da apóstila já tem uma oração que se chama ORAÇÃO DAS MÃOS, oração esta que juntas fazemos em todas as aulas e que transcrevo aqui para voces.

Abençoadas as Mãos que,
marcadas pelos cravos da
ingratidão, não se encolhem no gesto
do auxílio!...MÃOS que
perseveram edificando... MÃOS
 que, em silêncio,
continuam agindo
 em benefício de alguém... MÃOS
que não perdem tempo em se defender
das pedradas do mal. MÃOS incansáveis
na edificação da felicidade alheia...
Abençoadas as mãos repletas das
marcas do trabalho digno!...MÃOS cobertas
pelas marcas dos afazeres cotidianos... MÃOS
que correm a socorrer
a dor dos semelhantes...
MÃOS que envelhecem servindo...
MÃOS que, finalmente, sobrevivem à
morte em seus gestos de amor!
Amém!
Em nosso curso ensinamos as várias técnicas de depilação, utiliazando-se vários tipos de cera. 

Começamos com a cera de mel de abelhas e propólis, ou cera negra, no método espanhol, que é aquele em que se retira a cera com a própria cera, conforme imagem acima. As alunas aprendem como manusear a cera, tempo de derretimento, temperatura ideal para uso.

Aprendem a controlar a temperatura da cera, sua consistência e aplicação da mesma, sendo necessário que seja uma camada uniforme e lisa, aprendem também a maneira certa para puxar a cera.

 Primeiramente faço a demonstração em mim mesma e depois cada aluna deverá experimentar em si mesma, na parte da frente de sua canela. É nessa hora que os erros acontecem, e as correções também. E aquilo que parecia tão fácil com a professora fazendo, percebe-se que não é tão fácil assim.

Sempre damos muitas risadas com os erros umas das outras. Uma das primeiras dificuldades ao depilar é manter a cera equilibrada na espátula dede a termocera até a perna ... nossa, a cera vai derramando que quando chega na perna a espátula está quase vazia ahahahahahahah, forma uma sujeira só e eu não permito que se apare a espátula com a outra mão para não pingar, isso não é nada profissional aiaiaiaiaiaiaiai.
Mas ao final da aula estamos todas leves, alegres, as canelas semi depiladas ahahahahahaha, porque, claro, não será da primeira vez que não ficará nenhum pelinho, porém nada que não possa ser corrigido pela professora.  Mas a aula passou tão rápido que nem sentimos. Então nos sentamos, comentamos o que se fez, tira-se as dúvidas de cada aluna, nos despedimos e até a próxima aula. 

Estamos também ministrando Curso de Depilação A Distância, através de videos e apóstilas com o passo a passo da depilação. Saiba como adiquirí-los através do e-mail 
maos.ativas2@gmail.com

Espero que tenham gostado da primeira aula, e podem perguntar, escrever para mim que com muito prazer estarei respondendo a cada uma. 

Informo que os comentários em que constava o e-mail de vocês ou foram excluídos ou nem chegaram a ser publicados para preservar o endereço eletrônico de todas vocês e respondi via e-mail a cada uma que me escreveu. Muito Obrigada!

MENSAGEM

ENCONTRE UMA RAZÃO - a maioria das pessoas desistem fàcilmente porque não têm uma razão séria para continuar. Se quizer atingir seus objetivos encontre uma razão para aquilo. Um motivo tão forte, tão motivador, tão contagiante, que todas as dificuldades que surgirem parecerão pequenas.Quando parecer que lhe faltam forças é porque na verdade está faltando MOTIVAÇÃO. Encontre uma forte razão e força é o que nunca mais lhe faltará.


 

16 comentários:

  1. Oie muito legal seu Blog adorey! já estou seguindo... bjus!

    ResponderExcluir
  2. Ola, adorei seu blog..
    Gostaria de montar um trabalho a domicilio na area de fotodepilacao..Ja vi muitas franquias mas o investimento fica fora do meu orçamento..Resolvi que vou montar uma micro-empresa nesse ramo mais uma amiga enfermeira..Vamos comprar um aparelho e alugar ou tentar uma parceria com alguem kk tenha um espaço..Teria alguma sugestao, dica para nos dar para iniciarmos de forma correta esse pequeno negocio visto que tens muita experiencia no ramo?? Estamos na Suiça e vamos comprar o aparelho portatil em Portugal que esta mais em conta..Agradeço desde ja sua atencao..Sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol, boa noite obg por suas palavras. Eu fiz uma postagem sobre depilação a luz pulsada
      http://lenadepila.blogspot.com/2011/11/blog-post.html
      última palavra em fotodepilação, embora agora já existe a depilação dermofotonica, fiz uma postagem tbm, mas vou voltar nesse assunto no blog. Escreva-me no e-mail qto as dicas que vc pediu. Bjssssssss
      maos.ativas2@gmail.com

      Excluir
  3. oi,muito legal o seu blog! ja sou profissional da área a muito tempo mas quero inovar agora em 2013 com depilação .
    Pensei na depilação pulsada mas vi que é muito caro cv poderia me dar alguma sugestão qual melhor metodo.
    ja trabalha com a sera rolon mas acho ela muito dolorida.poderia medardicas qual amais indicada para rosto virilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa, obg por estar aqui no blog e por suas palavras.
      Realmente a depilação roll-on é uma das mais doloridas e nem pensar fazer virilha e rosto com ela. As depilações chamadas definitivas realmente ainda são bastante caras. Porém a depilação com cera é ainda a mais usada em todas grandes redes de depilação. E se for feita por uma boa profissional, usando-se uma boa cera a depilação se torna quase indolor. Leia minha postagem Cera Negra-Fórmula Original e entre em contacto conosco para saber maiores detalhes.
      maos.ativas2@gmail.com
      Bjsssssssssssssssssss

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde onde vc dar os cursos gostaria de saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maísa já lhe respondi via e-mail não é mesmo? Bjssssss

      Excluir
  6. Lena sou Virginia, e já sou depiladora,mas gostaria saber desta cera que vc vende ou faz, desde já, gosto muito das suas reflexões, e maravilho por ver qnto é guerreira, muito obrigada, email:vivi_rso@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida muito obrigada. Nós vendemos a fórmula da cera para profissionais da área de depilação e vendemos também a cera pronta. Por favor escreve no e-mail maos.ativas2@gmail.com
      Bjsssssssssss

      Excluir
  7. Olá . gostei muito de como vc ensinou a montar a sala de depilação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene, muito obrigada, são boas idéias não é mesmo e todas de muito bom gosto. Bjsssssss

      Excluir
  8. Ola! gostaria de saber da melhor marca de óleo pós depilatório.Pois estou começando agora e estou um pouco insegura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas são boas, vai do gosto de cada depiladora, as vezes o cheirinho, outras a consistência e tbm depende de que tipo de cera vc está usando e de que marca, normalmente o óleo pós depilatório acompanha a marca da cera. ok? Bjsssssss

      Excluir
  9. Oieee gostaria de saber sobre o curso à distância. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite Vivi queira por favor entrar em contato comigo pelo Formulário de Contato nesse link muito obg.
      http://lenadepila.blogspot.com/p/fale-comigo.html

      Excluir