terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que é franquia?



Hoje vamos falar de outra fonte de renda financeira dentro do ramo de Depilação. Trata-se da Franquia, que lhe trará retorno financeiro com certeza. Se você tem possibilidade de um investimento maior para montar a estrutura do seu Instituto de Depilação, saiba que toda a assessoria e treinamento lhe serão passados pelo Franqueador, ou seja, aquele que detém a propriedade da marca de um produto ou de uma empresa. O Franqueador tem todo interesse em lhe acompanhar em seu negócio, pois seu sucesso será o sucesso dele também. 

Franquia é a maneira simples que você tem de formar parceria com uma empresa que já está no mercado há algum tempo, tem seu nome estabelecido e reconhecido e pode lhe oferecer toda assessoria que você precisar para gerir seu negócio. É uma transação comercial feita entre Franqueado = aquele que adquiri uma franquia e Franqueador = aquele  detém uma marca no sistema de  “Franchising”. 

O que é franchising? É a maneira que uma empresa encontra para distribuir e comercializar seu produto, sua marca, seu know-how com pequeno investimento.
Eu, particularmente vejo a franquia como um casamento, onde ambos franqueado e franqueador olham para a mesma direção e têm o mesmo objetivo.  E cada um tem sua posição bem definida nessa relação, mas ambos em busca do mesmo alvo – o sucesso! 



Para bem entender o negócio de Franquia, creio que o melhor exemplo é a rede Mac Donald’s espalhada por todo mundo e, logicamente,  uma das franquias mais caras,  a começar pelo treinamento que é dado fora do Brasil, mas é um exemplo claríssimo de uma franquia de sucesso e lucro garantido.


 A franquia é estabelecida mediante um contrato com a empresa franqueadora, neste exemplo, o Mac Donald’s e você para abrir seu próprio negócio dentro dos padrões Mac Donald’s, com o mesmo visual e servindo os mesmos produtos. Os funcionários recebem treinamento padrão de atendimento e os uniformes e a própria aparência das lanchonetes segue o mesmo modelo em todo mundo. Isso é franquia.


Hoje temos no ramo de depilação franquias de grandes redes de Institutos de depilação famosos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Temos também franquias de Ceras e Produtos para depilação, cujas empresas oferecem todo suporte necessário ao franqueado: cursos, treinamento, assessoria na administração do negócio e também de propaganda e marketing. 


 O franqueado paga inicialmente uma Taxa de Franquia estipulada pelo franqueador e também royalties mensais e contribui também para a verba destinada a Propaganda e Marketing da rede.


Outro exemplo de franquia, e este da área de cosméticos é O Boticário e assim poderíamos citar muitos outros, visto que essa modalidade de empreendimento está em franca expansão no Brasil.

Acredito que você já pôde entender o que seja uma franquia, explicada de maneira simples e corriqueira, mas estarei falando mais sobre este assunto na próxima postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário