segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

História do Método Espanhol de Depilação



Hoje iremos contar um pouco da história  do método Espanhol, ou também chamado Europeu de depilação com cera. Esse método usa a própria cera para retirar a cera da pele. Esse foi o primeiro método de depilação com cera quente que surgiu no Brasil. Antes dele a depilação era feita com cera fria e a mesma era retirada com papel celofane... doia muitooooooooooo... 

Esse foi um tempo em que eu era apenas cliente, e uma cliente que tinha muitos pelos, afinal sou descendente de europeus, e isso favorece a genética. 

Quando surgiu a cera quente para depilar, nesse método espanhol eu considerei uma das maravilhas do mundo, pois começava uma nova era no ramo da depílação, e nós mulheres agradecíamos muitíssimo, pois o sofrimento se fez bem menor.




Mas nem tudo eram flores naquele tempo. A cera era muito quente, tão quente que o ventilador ficava direcionada para bem em cima da pele, o rodizio de depiladoras era constante nos institutos o que fazia com que a gente passasse de mão em mão, tendo que vencer a timidez forçosamente e quando se começava a acostumar com uma depiladora, ter confiança nela, pronto, ela já não estava mais no instituto quando voltávamos no mes seguinte para depilar novamente, então o único jeito era começar o processo todo de novo. Isso quando não acontecia de ser atendida por uma depiladora novata, sem muita prática, o que tornava a depilação bem mais desconfortável e dolorida.




Outro inconveniente desse tempo era que a cera era reaproveitável e todas sabíamos disso, mas ninguem nem se importava, afinal depilar estava bem melhor, mas claro que havia todo um cuidado de higiene por parte das profissionais e do instituto de depilação.


As mulheres aderiram tanto à depilação com cera negra, método espanhol, que começava a ficar difícil marcar um horário no instituto, era preciso ligar com dias de antecedência, e olha que havia muitas depiladoras para atendimento. Lugar para estacionar o carro então, era como acertar na loteria.

Esse mercado começou a crescer e a concorrência também, o que obrigou aos institutos de depilação fazer uma reavaliação no atendimento, no produto usado, e acima de tudo deixar de reaproveitar a cera e trabalhar com produtos descartáveis. Surgia então outros tipos de cera, algas, maracujá, buriti, etc, estaremos falando sobre elas na proxima postagem.

Foi preciso também treinar com mais atenção as depiladoras e como ainda não havia cursos de depilação, os próprios institutos passaram a ensinar e treinar suas depiladoras. Hoje já está começando a surgir cursos de depilação aqui e acolá, o que é muito bom e tanto as mulheres, como os homens também, agradecem.

Começou também a era de cada instituto desenvolver sua própria cera, com fórmulas guardadas em segredo, o que traz um diferencial de um para outro com certeza. As ceras hoje têm que ter aprovação da Anvisa e serem obrigatòriamente "descartáveis". Também é possível hoje, encontrar no comércio varios tipos de cera quente, método espanhol, a preços acessíveis e que são muito utilizados nos salões de beleza para depilar áreas pequenas.


Como se vê muitas coisas mudaram de lá pra cá e para bem melhor e cada vez mais a profissional depiladora está sendo valorizada e requesitada, tanto aqui no Brasil como  fora do Brasil, onde muitas estão fazendo o maior sucesso e ganhando em dólares.


Temos muito ainda para falar de depilação e pouco a pouco vou passar para voces, tudo, tudo que aprendi nesses meus 26 anos de profissão. Vou postar um video que mostra bem a depilação com cera negra, método espanhol. 




Beijinhos e até a próxima postagem.





7 comentários:

  1. Olá, adorei a cera. Como faço para compra-la?
    Eu moro em Recife PE Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá entre em contato pelo meu e-mail
      maos.ativas2@gmail.com
      bjsssssssssss

      Excluir
  2. gostaria de saber como comprar e quanto custa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lesla peço entrar em contato pelo nosso formulário de contato http://lenadepila.blogspot.com.br/p/fale-comigo.html
      Obrigado.

      Excluir
  3. Boa noite, o método espanhol é a forma como se usa a cera, ou seja, ela quente, ou o método como ela é aplicada, ou seja, espalhar a cera quente na perna inteira e depois puxar. Sempre fico na dúvida. Att,

    ResponderExcluir
  4. como faço para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor clique em Contato no cabeçalho e preencha seus dados e perguntas que será respondido imediatamente. Obg. Bjsss

      Excluir