domingo, 18 de dezembro de 2011

A Profissional Depiladora - Postura Profissional


Além de mostrar competência e habilidade, a Profissional Depiladora deve ter uma Postura adequada no desempenho de suas atividades com seus clientes, no convívio com seus colegas de trabalho e com sua gerencia, se for o caso. Os principais erros da Postura Profissional estão ligados a aparência e ao comportamento – intimidade demais, tom de voz alta, misturar vida pessoal com a vida profissional, resistir a mudanças e a pior de todas, a fofoca.  O profissional elegante não se permite se misturar ou pactuar com uma situação de fofoca.


Outro ponto a ser observado na Postura Profissional é o bom senso no seu visual, no ambiente de trabalho não se deve, de maneira alguma, expor o corpo - e sim expor a competência. O ambiente de trabalho é onde você ganha dinheiro e mostra suas habilidades profissionais - e não um lugar para extravasar emoções de um momento difícil ou exibir a roupa nova que você comprou. O segredo do sucesso é o bom senso.

Outro item importante na Postura Profissional da Depiladora, é estar aberto para as novidades de mercado e novas aprendizagens. O profissional que acredita já saber tudo acaba se fechando para conhecer coisas novas e muitas vezes se torna arrogante e desatualizado. No chamado mundo corporativo, ninguém é insubstituível; portanto, dar o melhor de si e buscar sempre mais para crescer na carreira é o mínimo que todo profissional deve fazer.
Pode-se dizer que a postura profissional é parceira da boa educação que recebemos desde cedo: ou seja, quando ouvimos a orientação de respeitar os demais, saber se comportar em público, honrar compromissos e prezar pela organização nem imaginamos o quanto isso será empregado ao longo da nossa vida. 



A postura profissional da depiladora formará a sua imagem pessoal e é muito importante, pois que existe o contacto direto com os clientes. A nossa imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos:  
·         A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos;
·         A Imagem Inicial que é formada nos primeiros contactos;
·         A Imagem propriamente dita, que é aquela imagem já formada que temos que manter e melhorar.
Em seguida iremos abordar algumas considerações sobre cada uma delas.




A Primeira Impressão

Normalmente sabe-se que “ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão”. Estudos* atestam que são necessários somente 3 segundos, para a formação da Primeira Impressão e nesses escassos segundos, os principais fatores que influenciam na formação da imagem são:

·         A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%;
·         O Tom da Voz com 18%;
·         A Adequação das palavras utilizadas com 14%;
·         A Linguagem Corporal com 10%.

O interlocutor é influenciado principalmente pela aparência e pelo vestuário. Assim, no que diz respeito à aparência, o que mais chama a atenção além dos tradicionais traços de higiene pessoal, é a expressão facial. Espera-se desta expressão nos três segundos iniciais que seja de um sorriso que demonstre sinceridade. No conjunto que compõe a expressão facial, devemos ter uma atenção especial no gênero feminino com os cabelos, que devem estar bem cuidados e penteados e no gênero masculino, para além destes, com a face, que deve estar limpa e barbeada.

A Imagem Inicial

A Imagem Inicial é formada no decorrer dos primeiros contactos. Partindo da premissa que causamos uma primeira impressão positiva, em seguida, no decorrer da primeira entrevista a nossa principal preocupação é deixar no final uma Imagem inicial positiva sem prejuízo, no entanto, do nosso relacionamento profissional.
Queremos que seja criada uma boa imagem pessoal e profissional, sem esquecer o nosso objetivo específico de atendimento.

A manutenção da imagem

Uma vez que a imagem já esteja formada, devemos colocar periodicamente a nós próprios as seguintes questões:
·         Será que eu sei realmente como o meu cliente me vê?
·         Estou realmente a cumprir com todas as minhas promessas?
·         Tenho feito efetivamente o suficiente pelos meus clientes?
Se respondermos sim a todas as questões acima referidas, não temos muito que nos preocupar com a nossa imagem, ela estará mantida.




A Imagem Pessoal faz parte do seu Marketing Pessoal e o mesmo se faz com clareza de objetivos, integridade, posicionamento, comprometimento, relacionamentos, conhecimento, imagem, auto-estima e motivação.

A melhoria da imagem pessoal deve ser contínua, pelo que se vai construindo com progressivas e pequenas conquistas e não apenas com uma grande conquista. A Postura Profissional deve ser amistosa, agradável, natural e cativante, apesar de comedida. Ela é um fator decisivo em sua carreira. Se você tiver atitude e souber entender a importância de fazer o melhor trabalho e dar cada vez mais o melhor de si, sem se acomodar com o que já conquistou, só terá a ganhar.



Em todas as áreas a Postura Profissional é importante e para a Profissional Depiladora mais ainda, visto que as partes intimas da cliente,  estará exposta as suas habilidades profissionais e acima de tudo a sua Postura Profissional, eliminando assim qualquer constrangimento ou inibição.

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