segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Perigos de Depilação com cera – Hematomas/Alergias



Depilação com cera não precisa ser feita com movimentos bruscos ou com força. É necessário firmeza por parte do profissional, mas firmeza com delicadeza. Qualquer movimento brusco na retirada da cera pode causar HEMATOMA. Um dos fatores de sucesso é a depiladora puxar a cera firmemente em poucos movimentos.
Hoje vamos mostrar o que a falta de prática dos profissionais e
o desconhecimento por parte das pessoas pode provocar na pele.


 Os principais sintomas do hematoma são: dor, inchaço e descoloração da pele. O hematoma começa com uma cor rosa avermelhada que pode ser muito sensível ao toque. Com o tempo, o hematoma passa para uma cor azulada, em seguida para amarelo-esverdeado e, finalmente, retorna a cor normal da pele.  O tempo para a mancha roxa (hematoma)
desaparecer, depende de cada caso em particular, mas geralmente o hematoma acaba desaparecendo por si só dentro de alguns dias
 
Os hematomas conseqüentes de depilação surgem por grudar e puxar a cera no mesmo local várias vezes ou por erro ao puxar a cera, puxando a pele junto. Então acontece o famoso “chupão”.

 
O Chupão é uma marca ou uma mancha roxa temporária na pele resultante de beijo ou de uma sucção (puxão na depilação) ou de uma mordida forte o bastante para estourar os vasos sanguíneos que estão abaixo da pele. Dependendo da pele e da pressão exercida na pele da pessoa pode permanecer visível de quatro a doze dias. Uma forma de auxiliar o desaparecimento de um chupão é massagear suavemente o local e fazer compressas alternadas de água morna e gelada. 

 
Alergia pelo uso de creme com ácido retinoico + depilação


 Nessas duas primeiras fotos a pessoa depilou com cera as sobrancelhas quando estava usando ao redor dos olhos o ácido retinóico. Foi preciso um tratamento de urgencia com corticóides e pomadas.
 Os olhos ficaram extremamente inchados e ardiam muitíssimo, até para passar a pomada era difícil. Como se pode ver a pele foi queimada ao redor dos olhos.
 
No caso do buço desta foto foi a mesma situação, porém mais grave.
 Ao passar cera de depilar numa pele que está em tratamento com ácido retinóico, com certeza ao puxar,  a primeira camada da pele será tirada. De imediato é possível que não se note, e que haja apenas uma ardência e vermelhidão, mas no dia seguinte será visível o grande malefício dessa mistura. 

Quando se faz uso de ácido é necessário que se dê uma semana a quinze dias de intervalo até poder depilar o local, não se deve também esfoliar a pele e a depilação deverá ser feita preferencialmente à noite, quando a pele poderá descansar e se recuperar. 

As imagens são assustadoras não é mesmo? Mas é bom que seja assim, para que voces tomem todos os cuidados na hora de escolher onde e com quem se depilar e também para voces que fazem a própria depilação.  Há casos em que o simples fato de estar tomando algum medicamento influi no momento da depilação, deixando a pele mais sensível, provocando reações inesperadas.
Por isso, hoje o meu recado é principalmente aos profissionais de Depilação para que estejam muito atentos aos clientes, conversando, perguntando e informando a respeito desses assuntos. Mantenha também a Ficha de Anamnese sempre atualizada e consulte-a a cada visita de sua ou seu cliente para depilar. Cabe ao profissional orientar seus clientes em tudo que se refere a depilação, cuidados e prevenções. 

Alguns de voces podem estar se perguntando Ficha de Anamnese? O que é isso? Falarei sobre ela na próxima postagem, e estarei postando mais alguns Perigos de Depilação.

Visite meu blog ExperienciacomDeus
Mensagem - NAS BATALHAS DA VIDA
http://marilena-experienciacomdeus.blogspot.com.br/2012/11/as-3-revelacoes-respeito-de-jesus.html


29 comentários:

  1. hj isso aconteceu comigo, estou xcom a pele muito vermelha estou desesperada, (busso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida companheira de blog.
      Em primeiro lugar quero te agradecer por estar aqui me acompanhando. Em segundo lugar devo lhe dizer que se seu buço está vermelho porque vc aplicou a cera várias vezes no mesmo lugar, faça compressa com água gelada ou gelo e daqui uns dias voltará ao normal. Mas se a cera estava quente e de alguma forma queimou ainda que suavemente, então vai demorar um pouco mais para passar e aconselho passar uma pomadinha dessas que usamos quando nos queimamos na praia. Agora se por acaso vc estava fazendo tratamento com algum tipo de ácido e passou cera então te aconselho a procurar um dermatologista para tratamento. De qualquer forma não fique desesperada não, pois fazendo tudo direitinho logo sua pele voltará ao normal.Ok? Bjssssss

      Excluir
  2. ola eu fiz as sombrancelhas em casa ontem com cera e na parte entre os olhos eu kando pus a cera tava demasiado quente e saiu um pouco de pele e tenho posto bephantene e tenho medo de ficar com cicratiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia, obg por estar aqui no blog.
      Não se preocupe não deve ficar cicatriz não, mas talvez por alguns dias fique sensível e depois com a pele um pouco mais escura, mas depois deve voltar ao normal. Muito cuidado com cera quente, experimente sempre a temperatura da cera em seu pulso, ou na perna, colocando um pouquinho de cera para sentir a temperatura. OK?
      Siga-me no blog e participe de promoções e sorteios. Bjssssssss

      Excluir
  3. me ajude por favor . È um seguinte: eu sempre tinha vontade de depilar o buço, ai resolvi compra Veet cera facial, ai li todas as instrução tal ai fui fazer a mão de obra néh, ai só que no começo ficou muito vermelho e começou ficar inchado aii começei ficar com receio néh, ai começei a pesquisar se era normal eu fiquei mais tranquilo, ia só foi piorando a situção do buço tipo estava ficando mais escuro, ai pensei que quando acordasse ia melhor mais que nada ficou parecendo uma queimadura ee agora estou morrendo de medoo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Stefany, obg por estar aqui no blog. Sem dúvida nenhuma vc teve uma reação alérgica. Eu aconselho a consultar uma dermatologista para uma melhor avaliação e indicar um medicamento. Eu aconselho sempre e sempre fazer o teste antes de usar qualquer produtos que vc nunca usou antes. Certo? Espero que melhore logo. Bjssssssssssssssss

      Excluir
  4. Muito apropiado esse assunto para nos manter atentas, além do ácido retinóico devemos nos preocupar com que outras substancias que a pessoa esteja usando?

    ResponderExcluir
  5. Oi! Minha questão é mais nas pernas, sempre que depilo fica cheio de bolinhas vermelhas, como se fossem pintinhas e elas não somem, apenas amenizam, no dia seguinte fico com umas bolinhas como se fossem espinhas. Seria uma reação alérgica? Devo parar de usar cera quente? Caso não seja, o que devo fazer? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar é necessário que vc mantenha sua pele sempre bem hidrata e faça esfoliação suave diariamente até 3 dias antes de se depilar. Seus pelos devem ser retirados a favor do crescimento deles, o que é possível ser feito com a Cera Negra. Acredito que isso irá amenizar muito esse problema. Bjsssssssssssss

      Excluir
  6. Olá preciso de ajuda urgente! Hj depilei a perna c cera fria e puxei 2 vezes pra retirar a cera q sobrou, saiu um pouco de pele e na hora ficou meio avermelhado em volta eu fiz compressa de gelo e agora a noite continua avermelhado tenho uma semana pra tirar isso o q eu faço? Vai ficar roxo? Help!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de enviar em comentário pedindo um help! Se puder enviar a resposta pro meu e mail ma_anjinha22@hotmail.com e muito urgente por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá não é preciso ficar apavorada, pelo jeito foi uma lesão superficial, então é só aguardar e logo estará bem. Pode também passar uma pomadinha para acelerar o processo, mas daqui uns três dias já estará melhor.E não depile mais com cera fria, é muito fácil puxar a pele junto. Bjsssssssssssss

      Excluir
  8. Olá , meu namorado fez depilação ontem e foi a primeira vez e apareceu hj como tivesse intoxicado é normal isso ou tem algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não isso não é normal e se não começar a desaparecer logo convém consultar um dermatologista.Um abraço.

      Excluir
  9. Olá, gostaria de saber o seguinte...
    Eu tenho muitos vasos sanguíneos nas pernas e nem sempre faço depilação com a cera, pois ouvi dizer que quem tem esse problema não é aconselhável fazer com a cera. Isso é verdade?
    Fico com receio de fazer, porque não quero ficar com mais vasos sanguíneos, pois já são muitos :(
    Há alguma solução?
    Obrigada pelo seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obg por estar aqui comigo no blog e por suas palavras.
      Na verdade é mito achar que a depilação com cera quente cause vasinhos nas pernas, uma coisa não tem nada a ver com a outra. A depilação só é desaconselhável se forem veias saltadas então evidentemente não se deve depilar. É importante também que se faça a depilação com uma boa profissional, pois muitas vezes essas áreas são mais doloridas. Bjssssss

      Excluir
  10. Ola sou depiladora e to com muita alergia da cera nas mãos gostaria que vc me indicasse uma cera antialérgica,uso a de mel...me ajude por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá é preciso saber qual marca da cera de mel vc usa. As ceras industrializadas têm componentes que podem causar alergias. Sugiro consultar um dermatologista, é o mais indicado e testar outras ceras antes de usar. Bjsssss

      Excluir
  11. Quero fazer depilaçao nas partes intimas mais tenho medo da dor eagora com esses comentarios dizendo q pode sai pele junto fiquei assustada .como assim sair a pele por completo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A depilação intima deve ser feita por uma profissional capacitada, sendo assim não haverá nenhum problema ok? Bjsssssssss

      Excluir
  12. olá, depilei minha virilha hoje com cera quente, em casa mesmo, e ficou uma macha roxa grandinha na parte que doeu mais. É normal isso? em quantos dias sairá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso não é normal, isso é sinal que você puxou a cera de forma errada, daqui uns dias a mancha sairá. Bjssssssss

      Excluir
  13. Olá hoje fiz a depilação na pernas por meio de cera quente ...até então tudo bem .. quando foi a noite tomei um banho e depois passei um hidrante consideravelmente bom *nivea* passando se uns 45 minutos comecei a sentir uma coceira em algumas partes, e ai foi surgindo umas bolinhas mais salientes é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, isso não é normal. Normalmente acontece quando se está tomando algum tipo de medicamento, especialmente os para depressão. Se este não for o seu caso sugiro que procure um dermatologista. Grande Bj.

      Excluir
  14. Marilena, adorei as suas dicas.. fiz uma depilação nas pernas hoje e a cera tava grudando demais ao puxar o pano nao sai totalmente a cera, rasgava o pano, você deve saber como que é, depois puxei de novo e ao sair totalmente a cera, notei pequenas manchas roxas no local, o que você me indicaria fazer?abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso é sinal de que vc passou uma camada muito grossa de cera. Nesse método de depilação se houver qualquer erro ao puxar a cera faz hematomas sim, é preciso esticar bem a pele ao puxar e jamais puxar várias vezes no mesmo lugar. Eu te aconselho passar uma pomadinha no local e aguardar sarar e da próxima vez tomar os cuidados que citei. Bjssssss

      Excluir
  15. Ola eu depilei minha perna e puxei 2 vezes no msm lugar pq ao puxa puxei errado e ai puxei novamente e nisso ficou roxo o lugar queria saber se vai sair esse roxo e se sair vai demora mt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karine, não se preocupe que daqui alguns dias esse roxo some, pode ir fazendo uma compressa de gelo ou passar uma pomadinha específica para acelerar o processo, senão é só aguardar. Bjsssssssssss

      Excluir
    2. Muito obrigada :) adorei suas dicas bjossss

      Excluir